Hoje, 20 de março, é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. De acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, o Brasil caiu da 38ª para a 49ª posição no ranking dos países mais felizes em comparação ao ano passado. E no trabalho, é possível ser feliz?
Segundo a psicóloga e chief happiness officer, Juliana Chiavassa, não só é possível como essencial. “Vamos passar uma vida toda no trabalho, em média 80 mil horas, sem considerar o trajeto e as horas extras. Como não buscar a felicidade nesse ambiente?”, reflete.
Há cada vez mais preocupação com o bem-estar dos colaboradores, uma vez que isso impacta diretamente na produtividade e nos ganhos das empresas. Por isso, listamos abaixo três ações que podem ajudar a trazer felicidade para o trabalho, segundo a psicóloga:
1) Boas relações pessoais: Se vamos passar tanto tempo trabalhando, precisamos estar ao lado de pessoas com as quais nos relacionamos bem. Isso não significa amar a todos e viver sempre em harmonia, mas reconhecer que todos temos qualidades e defeitos, e dar mais atenção ao que cada um possui de bom.
2) Celebrações: No final do ano todo mundo se sente mais feliz com as confraternizações. E se tivessemos o hábito de celebrar até as pequenas conquistas? Não é necessário gastar dinheiro, a comemoração pode ser passarem o tempo do café juntos, o reconhecimento antes de uma reunião ou até mesmo um email informando e parabenizando a todos sobre a conquista alcançada.
3) Significado: O que te faz acordar cedo para trabalhar? Se a resposta for apenas “boletos” é necessário repensar a atividade. Já refletiu sobre a importância do que você faz pra organização e para a sociedade? Ter um motivo intrínseco é muito importante na construção da felicidade profissional.