A artista da palavra luso-brasileira Clara Haddad é uma das escritoras que irá representar o Brasil na 60º Feira de Bolonha, que será realizada na próxima semana, entre os dias 6 e 9 de março, na Itália.
Além de Clara Haddad, que estará acompanhada do ilustrador colombiano Canizales, a delegação brasileira será composta por editoras e os autores Álvaro Modernell, Fernanda de Oliveira, Claudia Souza, Mariana Ruiz Johnson e Camila Tardelli. Flávia Bomfim, autora e ilustradora do livro O adeus do marujo (Pallas), também estará presente.
A programação brasileira em Bolonha inclui uma sessão de matchmaking entre os editores brasileiros e internacionais, eventos de networking que reúne profissionais do mercado literário do mundo todo para se conhecerem em um clima descontraído. “É uma honra e uma oportunidade de levar a literatura brasileira além-fronteiras e mostrar o que se faz de melhor no país”, comenta Clara Haddad.
Considerada o maior evento literário do segmento infantiljuvenil, a Feira de Bolonha chega a sua 60º edição em 2023. Para celebrar a marca, esta edição será especial, com eventos por toda a cidade. Confira a programação completa pelo site (em inglês): https://www.bolognachildrensbookfair.com/
Curiosamente, este ano Clara Haddad também atinge uma marca expressiva: a autora completa 25 anos de carreira, trazendo algumas novidades.
Algumas de suas obras, que estarão expostas na Feira, como, por exemplo, “O que é que o crocodilo come ao meio-dia?” (Telos Editora) e “A Narradora de Histórias (Telos Editora) foram selecionados pelo programa minha biblioteca da Prefeitura de São Paulo, em 2021.
Já o livro “Poeira das Estrelas” (Cortez Editora) foi escolhido para integrar o acervo básico da infância 2019 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ (seção brasileira do IBBY). Em 2022, foi selecionado para o acervo inicial da educação infantil do programa “Minha Biblioteca da Prefeitura de São Paulo.
CLARA HADDAD
A artista da palavra luso-brasileira com ascendência sírio-libanesa e holandesa, Clara Haddad acumula 30 anos de trajetória artística, sendo 25 deles dedicados exclusivamente a narração oral. Já percorreu mais de oito países do mundo, fazendo apresentações, espetáculos e formações. Coleciona prêmios e indicações. Em 2015, na Bélgica, foi eleita a melhor narradora de Língua Portuguesa da Europa. E no ano de 2020, ganhou o Troféu Baobá -considerado o Óscar brasileiro no setor da narração e mediação de leitura. É Biblioterapeuta e sócia fundadora do Vive a Tua História – o primeiro clube de histórias motivacionais de Portugal. Conheça a biografia completa em www.clarahaddad.com