• sex. abr 4th, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

72% dos profissionais de RH no Brasil dizem que encontrar talentos está sendo mais desafiador, segundo pesquisa do LinkedIn

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, uma nova pesquisa do LinkedIn, a maior rede profissional do mundo, mostrou que os recrutadores brasileiros estão enfrentando dificuldades para encontrar profissionais com as competências necessárias para preencher as vagas disponíveis. De acordo com o novo estudo, 72% dos profissionais de RH afirmam que contratar talentos se tornou mais desafiador no último ano.

Entre os principais obstáculos apontados pelos especialistas estão a escassez de candidatos com as habilidades técnicas (65%) e comportamentais (58%) certas e o crescimento no volume de aplicações sem a qualificação adequada (55%). Essa realidade impõe um desafio duplo: enquanto os recrutadores precisam lidar com um processo mais trabalhoso e demorado, candidatos qualificados muitas vezes enfrentam maior concorrência e dificuldades para se destacar. Diante desse cenário, soluções inovadoras, como o uso da Inteligência Artificial e um modelo de recrutamento focado em habilidades, têm ganhado espaço como alternativas para otimizar as contratações e reduzir a lacuna de talentos no país.

O estudo aponta que 89% dos profissionais de RH acreditam que a IA ajuda a reduzir tarefas operacionais e otimizar o tempo, permitindo que as equipes de recrutamento foquem em atividades mais estratégicas, como relacionamento com candidatos e negociações. Além disso, 89% também afirmam que a tecnologia acelerou a identificação de talentos, e 88% destacam que a IA auxilia na criação de descrições de vagas mais assertivas, tornando os anúncios mais atraentes para os candidatos certos.

“O mercado de trabalho está passando por uma transformação acelerada e as empresas que não se adaptarem ficarão em grande desvantagem. Encontrar e reter talentos qualificados exige novas estratégias e a Inteligência Artificial já se consolidou como uma ferramenta indispensável nesse processo. Com a tecnologia certa, recrutadores conseguem reduzir gargalos, ampliar o acesso a candidatos e tomar decisões mais estratégicas, garantindo que as contratações sejam mais ágeis e assertivas“, afirma Ana Claudia Plihal, Executiva de Soluções de Talento do LinkedIn no Brasil.

Da experiência para as habilidades: um novo modelo de contratação

A pesquisa também revela um desalinhamento entre as exigências das empresas e as qualificações disponíveis no mercado, com 69% dos profissionais de RH no Brasil afirmando que há uma lacuna entre as habilidades que os candidatos possuem e as que as empresas realmente precisam.

Para reduzir essa discrepância, 56% dos recrutadores apontam que o acesso a novas tecnologias de RH, como ferramentas de IA, ajudaria a tornar o processo mais eficiente, enquanto 44% acreditam que priorizar habilidades em vez de diplomas e experiências passadas pode ser a solução para preencher as vagas mais rapidamente.

Estamos vendo uma mudança de paradigma no recrutamento. Empresas que adotam um olhar mais focado em habilidades, e não apenas em formação acadêmica ou experiência, têm mais sucesso na contratação e retenção de talentos. Esse novo modelo abre oportunidades para um número maior de candidatos e permite que as organizações ampliem seus horizontes na busca por profissionais qualificados“, complementa Ana Plihal.

Neste sentido, a transição para um modelo de contratação focado em habilidades, com o apoio de tecnologias de recrutamento, surge como um caminho-chave para reduzir a lacuna do mercado de trabalho, ampliando o acesso a talentos qualificados e tornando as empresas mais competitivas e inclusivas.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida pela Censuswide, com uma amostra de 500 profissionais de RH e líderes de aquisição de talentos no Brasil (18+). Os dados foram coletados entre 28 de novembro de 2024 e 13 de dezembro de 2024. A Censuswide segue e emprega membros da Market Research Society, aderindo ao seu código de conduta e aos princípios da ESOMAR. Além disso, a Censuswide é membro do British Polling Council.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *