Foto: Valor Econômico
Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, realizou um estudo em parceria com a Ipsos sobre intenções de compra para o Mundial 2022. De acordo com o levantamento, 68% dos brasileiros pretendem comprar algum produto para o evento. As categorias mais desejadas pelos torcedores são: roupas e calçados (para 68% dos entrevistados), alimentos e bebidas (66%) e tecnologia (31%).
O Mundial 2022 será marcado, principalmente, pelas torcidas em casa. Isso porque a pesquisa aponta que 9 a cada 10 espectadores pensam em assistir aos jogos de suas residências. Consequentemente, os produtos que lideram as buscas são de uso doméstico: 6 a cada 10 pretendem comprar algum pequeno refrigerador ou eletrodoméstico. Cervejeira é o 8º termo mais buscado em refrigeração. O estudo também indica que 79% irão comprar alimentos e bebidas para os jogos. Dentro desta categoria, cervejas, refrigerantes, snacks e itens de churrasco são os preferidos.
Golaço no e-commerce
O Mercado Livre cresceu cinco vezes na comparação de 2018 e 2022. São mais de 82 milhões de usuários únicos no Mercado Livre. A pesquisa também indica que os torcedores iniciam a jornada de compra na plataforma e 7 a cada 10 mencionam o marketplace como destino de buscas. “Esse número demonstra a força que o ecossistema do Mercado Livre possui, garantindo que marcas e vendedores tenham ainda mais sucesso ao anunciar seus produtos na plataforma. Mercado Ads auxilia esses anunciantes a aumentarem sua presença online e alcançar mais consumidores”, destaca Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.
Torcida preparada
Sobre a torcida, a pesquisa aponta que são mais de 52 mil buscas por roupas de futebol, e 9 a cada 10 compradores de artigos esportivos pretendem comprar camisetas. Brasil, Alemanha, Portugal e Inglaterra são as mais desejadas.
Chapéus, bonés e shorts são os acessórios de futebol mais desejados, responsáveis por mais de 9 milhões de buscas todos os meses. Os artigos de festa também possuem destaque nas pesquisas pelos consumidores, com bandeiras, cornetas e decorações na dianteira.
Busca por TVs
Dados de um outro levantamento do Mercado Livre também indicam que as buscas por TVs aumentaram 30%, comparando a primeira quinzena de julho com a primeira quinzena de agosto. E as vendas aumentaram 15% em agosto em comparação a julho.
Ainda com foco neste eletrônico, Mercado Ads indica que, de abril a junho deste ano, 1,2 milhão de usuários navegaram na categoria de TV na plataforma, sendo 82% das buscas com termos genéricos, ou seja, não associados a marcas, como TV, Smart TV, TV Smart e televisão.
Além de TVs, os compradores costumam incluir no carrinho acessórios para TV (17%), móveis para casa (10%), cozinha (6%) e pequenos eletrodomésticos (5%). O estudo também registra que o consumidor que compra TV pelo Mercado Livre costuma adquirir itens de cozinha (40%), calçados (36%), peças de carros e caminhonetes (35%) e pequenos eletrodomésticos (33%).
“Os dados demonstram que o brasileiro está se programando para o Campeonato e, pensando nisso, marcas e vendedores já se preparam para atingir mais consumidores no período e aumentar suas vendas. Para tanto, ter uma boa estratégia de posicionamento se torna mais essencial à medida que o Mundial se aproxima”, finaliza Manfredi.