• sex. ago 30th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    5 Dicas práticas para evitar um processo trabalhista

    Com especialidade em Direito e Processo do Trabalho e Processo Civil, o advogado Gustavo Hitzschky Jr. Atua na área há quase duas décadas. Formado pela Universidade de Fortaleza UNIFOR, é um dos sócios da BHC Advogados, escritório com sete anos de atuação e que tem em sua carteira de clientes empresas de renome nacional.

    O advogado, que tem quase duas décadas de experiência, dá dicas sobre como as empresas podem evitar um processo trabalhista. Hoje, o Brasil tem mais de 2 milhões de processos por ano, sendo assim o país com o maior número de processos trabalhistas em todo o mundo. No Ceará, em 2021 38.681 ações trabalhistas chegaram a uma das 37 varas do trabalho do estado, 14.250 foram resolvidas por meio de conciliação entre patrões e empregados, o que resultou no pagamento de R$ 175 milhões.

    Para evitar que esses dados continuem crescendo, Gustavo Hitzschky dá algumas dicas básicas:

    1 – Faça um contrato escrito de trabalho com o colaborador.

    É importante que desde o início da relação contratual, seja feito um contrato de trabalho escrito entre as partes que reflita exatamente a situação fática que será vivenciada entre elas – divergência entre o que está escrito e o vivenciado, prevalecerá esta última.

    2 – Sempre, sempre registre a carteira de trabalho.

    Além de dar maior segurança jurídica na relação, ter empregado sem carteira assinada configura infração administrativa passível de multa.

    3 – Pague o salário combinado e registrado na Carteira de Trabalho.

    O salário é a principal obrigação do empregador, há todo um arcabouço jurídico que protege esse direito do empregado, o seu pagamento deve ser mediante contra-recibo, podendo sê-lo por depósito bancário em nome do empregado.

    4 – Faça o registro de horário dos seus funcionários.

    Muitas ações trabalhistas envolvem pedido de horas extras, portanto, ter o controle fidedigno do labor do empregado evita dissabores às empresas, sobretudo porque, caso a empresa tenha mais de 20 empregados, é obrigação legal ter o registro da jornada, sob pena de não o apresentando em juízo, considerar-se-á válida a jornada informada pelo empregado em sua ação.

    5 – Cumpra com os encargos tributários e sociais.

    Embora esses encargos não sejam requeridos pelos empregados em uma ação movida na justiça do trabalho, o Poder Judiciário do Trabalho poderá de ofício, isto é, sem ser provocado, executar as contribuições sociais decorrentes de suas sentenças; isto quer dizer, que os encargos decorrentes das condenações na Justiça do Trabalho serão cobradas independente de pedido do reclamante.

    A BHC Advogados tem um trabalho personalizado e atendimento único, participando do cotidiano da empresa a fim de aplicar melhorias e prevenir danos.

    By Redação

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, economia, moda, saúde, gastronomia, turismo e entretenimento no Brasil.Contato: influxoportal@gmail.com | Redes Sociais: @influxoportal | Youtube: https://www.youtube.com/@influxoportal

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *