Foto: Beatrice Borgers
A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo promove o 4º Encontro sobre Curadoria em Artes Cênicas com o curador belga Christophe Slagmuylder, referência mundial na curadoria em artes cênicas, diretor geral do centro cultural BOZAR, em Bruxelas, tendo atuado como diretor artístico do KFDA – Kunstenfestivaldesarts, também na Bélgica, e no Wiener Festwochen, em Viena.
O evento, que tem tradução simultânea, está com inscrições abertas até dia 30 de setembro via formulário (link no final do texto), é uma correalização da MITsp e Sesc São Paulo, com o apoio do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo. O 4º Encontro acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024, de quarta a sexta-feira, das 10h30 às 13h30 no CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4° andar – Bela Vista, São Paulo – SP).
Christophe Slagmuylder faz um debate a partir de sua experiência como curador, propondo questionamentos como: O que significa realizar a curadoria de festivais internacionais de artes cênicas? O que significa fazer com que obras artísticas viajem de um contexto para outro? “Christopher Slagmuylder é um dos principais nomes mundiais em relação à curadoria de festivais, uma referência incontornável. Por meio de seu trabalho, o Kunsten Festival des Arts virou um dos festivais mais importantes do mundo”, explica Antonio Araujo, curador artístico da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.
Festivais internacionais costumam trazer novas formas de linguagem, histórias e maneiras de contar, adaptando-as aos contextos locais. Artistas de diferentes lugares se apresentam para públicos que nem sempre conhecem suas referências ou estilos. A curadoria voltada às artes cênicas será explorada através dos casos de Christophe em Bruxelas e Viena. Um exemplo de assertividade na prospecção de artistas e seus respectivos trabalhos é Altamira 2042, da artista Gabriela Carneiro da Cunha. Em 2019, Guilherme Marques, diretor geral de produção da MITsp, recorda que “Slagmuylder viu a montagem na MITbr – Plataforma Brasil e a programou para o Festival de Viena. A partir daí, o espetáculo esteve em inúmeros festivais, sobretudo os da Europa”.
Christophe Slagmuylder
Nascido em Bruxelas em 1967, Christophe Slagmuylder estudou arte contemporânea na Universite Libre de Bruxelles (ULB) e posteriormente tornou-se instrutor na La Cambre (l’Ecole Nationale Superieure) de Bruxelas (ENSAV). A partir de 1994 envolveu-se em trabalhos de produção com as companhias dos coreógrafos Michelle Noiret, Pierre Droulers e Thomas Hauert, e também com a escola PARTS, fundada pela coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker, líder da companhia Rosas. Depois de trabalhar como diretor artístico assistente em Bruxelas, juntou-se à equipe do Kunsten Festival des Arts (KFDA) em 2002 e trabalhou na programação do festival com a diretora artística, Frie Leysen. Desde a aposentadoria de Leysen da KFDA em 2006, ele assumiu o cargo de diretor artístico do festival.
O Palácio de Belas Artes de Bruxelas (Le Palais des Beaux-Arts), também conhecido como BOZAR, é um centro de cultura em Bruxelas, um espaço multidisciplinar, destinado a receber diversas manifestações artísticas (música, artes, teatro, dança, literatura, cinema, arquitetura, etc.).
Serviço:
De 16 a 18 de outubro
Quarta a Sexta, das 10h30 às 13h30
CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285/ 4º andar, Bela Vista, São Paulo/ SP.
O evento oferece tradução simultânea.
As inscrições acontecem até 30 de setembro, são gratuitas, e devem ser efetuadas a partir do formulário disponível AQUI
Haverá seleção caso o limite de 50 interessados seja ultrapassado.
O encontro é voltado a curadores de festivais de teatro e de outras linguagens artísticas, programadores de espetáculos de instituições culturais, gestores e interessados em artes cênicas.