• qui. set 19th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    186 cearenses já manifestaram nos cartórios o desejo de ser um doador de órgãos

    Desde que começou a funcionar, em abril deste ano, o sistema de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano (AEDO) já recebeu a manifestação de 186 cearenses. Iniciativa dos cartórios de Notas, por meio da plataforma e-Notariado ou direto no site www.aedo.org.br, no Brasil 8.387 pessoas já se cadastraram gratuitamente e tiveram o seu desejo confirmado em videoconferência com o tabelião. Podem ser doados, em sua totalidade ou individualmente, coração, córneas, fígado, intestino, medula, músculo esquelético, pâncreas, pele, pulmão, rins e valva.

    Na região Nordeste, até o momento, foram 1.043 manifestações para doação de órgãos. Desse total, além do Ceará com 186; a Bahia registrou 293; Pernambuco, 157; Sergipe, 71; Paraíba, 100; Maranhão, 68; Piauí, 64; Rio Grande do Norte, 71; e Alagoas, 33. São Paulo lidera a adesão no sistema da AEDO, com 2.809 cadastros, seguido por Rio de Janeiro, com 747; Minas Gerais, com 684; Pará, com 680; Santa Catarina, com 559; Rio Grande do Sul, com 469; Distrito Federal, com 366; Goiás, com 205; Espírito Santo, com 173; Pará, com 169; Mato Grosso, com 131; Mato Grosso do Sul, com 115; Amazonas, com 107; Rondônia, com 44; Tocantins, com 43; Acre, com 24; Amapá, com 11; e Roraima com 8.

    Com 43,7 mil pessoas à espera por um transplante no país – dados computados até o último dia 13 de julho -, numa fila crescente, a AEDO chegou como um alento para muitas famílias. Segundo explicou o presidente em exercício da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), Cícero Mazzutti, “com um aparelho de celular em mãos ou mesmo no computador e acesso à internet, é possível fazer esse ato de solidariedade em qualquer dia da semana e 24 horas por dia. A certidão é válida por prazo indeterminado e, em caso de arrependimento, pode ser revogada”. Mas quem preferir se dirigir presencialmente até um cartório de Notas, o processo poderá ser feito pelo atendente.

    No caso de uma pessoa vir a óbito, as autoridades de saúde poderão acessar esse banco de dados dos cartórios, se a família não tiver conhecimento, para que a vontade manifestada em vida seja respeitada. Hoje, a maior demanda é pelo transplante de rim. São mais de 40 mil pessoas aguardando o órgão. Na sequência, estão fígado, coração, pâncreas, pulmão e multivisceral. A média de espera é de um ano e meio, variando de acordo com o tipo de transplante, a saúde do paciente e a lista de doadores. Referência no transplante de órgãos, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking entre os países que mais operam no mundo. 

    PRÊMIO AEDO 2024

    Tabelionatos e seccionais estaduais serão reconhecidos pelo desempenho na emissão de AEDOs. Lançado no dia 1º de agosto pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o “*Prêmio AEDO – Um Só Coração*” visa incentivar a doação de órgãos e salvar vidas. O prazo final para computação dos dados é 30 de setembro de 2024.

    Serviço:

    Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE)

    Endereço: Rua Walter Bezerra de Sá, 55, Dionísio Torres, Fortaleza/CE

    Contato: (85) 3038-9496

    Instagram: @anoregceara

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *